
Segundo a Prefeitura de Santana de Parnaíba, o fogo atingiu aproximadamente 65 mil m² da área verde entre os condomínios de Alphaville; saiba mais
A região de Alphaville registrou 11 focos de incêndios ao longo de toda a sexta-feira (23), de forma simultânea. O dado foi confirmado com exclusividade pelo Jornal Giro, junto as Secretarias de Segurança e Comunicação de Santana de Parnaíba.
O secretário de Comunicação Marcio Rossone informou à reportagem que as queimadas foram combatidas de forma conjunta por agentes da Defesa Civil, oficiais da Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas e nenhuma residência foi atingida em Alphaville.
Entre as ocorrências registradas, e stá um incêndio em área de mata na avenida Marcos Penteado, altura do número 300; e outros dois pontos de fogo nos arredores dos condomínios residenciais Itahyê e Trix. Nenhuma pessoa ficou ferida nos casos, mas uma fumaça forte permeou a região.
Segundo a Secretaria de Segurança parnaibana, os focos ocorreram principalmente na região urbana empresarial do Tamboré e reserva Tamboré. “As chamas se aproximaram de empresas e condomínios residenciais. O fogo atingiu aproximadamente 65 mil metros quadrados da área verde entre os condomínios”, explicou o secretário de Segurança, Eduardo Esposito.
Incêndios em Alphaville: mais detalhes do caso.
Ao todo, quatro equipes dos Bombeiros atuaram em diferentes horários, junto à duas equipes da Defesa Civil com quatro agentes, ao longo de todo procedimento. Outras duas equipes de trânsito fizeram a sinalização e o controle de passagem dos veículos pelas vias de Alphaville.
Sete caminhões pipas da Defesa Civil e dos Bombeiros cedidos por ambas das corporações participaram do combate das chamas. Foram consumidos cerca de 500mil litros d’água na operação de combate em todo município. O último foco foi finalizado por volta das 22h20.





Nas ocorrências, não houve vítimas e nenhuma residência foi atingida (Reprodução/Redes Sociais)
“O Estado de SP sofreu muito ontem, e Santana de Parnaíba não foi diferente. Tivemos 11 focos de incêndios simultâneos, tivemos que priorizar os que colocavam em risco a integridade das pessoas e propriedades”, ressaltou Eduardo Esposito.
Incêndio em Alphaville: Defesa Civil alerta para condição climática
Em virtude da forte onda de calor que atinge boa parte do Brasil, o Governo do Estado de São Paulo colocou, na terça-feira (20), a área de Alphaville, Osasco e outras cidades da Região Oeste da Grande SP, em risco elevado de incêndios florestais.
A medida foi feita pela Defesa Civil que notificou que, com exceção do litoral, todo o estado atingirá níveis abaixo dos 20% de umidade relativa do ar, aumentando riscos de incêndios florestais.
Segundo o Climatempo, o mês de agosto é considerado mais seco do ano. Mesmo no inverno, o momento é marcado por grandes períodos de estiagem, baixos índices de umidade relativa do ar e pouca chuva.
Operação SP Sem Fogo
A “Operação SP Sem Fogo”, do Governo de São Paulo, está desde junho na fase vermelha, em que as ações de prevenção e combate a focos de incêndio é intensificada. O reforço nas ações ocorre durante o período mais seco do ano, que vai até outubro.

O órgão recomenda para toda a população que sejam adotadas medidas de prevenção contra queimadas e incêndios florestais, tais como:
- Não solte balões. Balões que usam fogo podem provocar incêndios florestais;
- Evite acender fogueiras, especialmente próximo às matas e florestas;
- Não utilizar o fogo para fazer limpeza de terrenos ou queimar lixo;
- Faça descarte adequado de seus resíduos;
- Faça queima controlada somente quando permitido e com autorização da Cetesb;
- Em propriedades rurais, construa e mantenha aceiros limpos para evitar a propagação do fogo, principalmente próximo às estradas e rodovias e às áreas florestais;
- Cadastre-se para receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no seu celular. Basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199.
—
Jornalismo regional de qualidade
Há mais de 16 anos, o
GIRO
noticia os acontecimentos mais importantes nos seguintes municípios: Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande Paulista. Agora, junta-se a eles, as cidades de Jundiaí e São Paulo.
Siga o perfil do jornal no Instagram e acompanhe outros conteúdos.